Abrindo Espaço
QUAL É A QUESTÃO?
Beatriz C. Magdalena
Iris Elisabeth Tempel Costa
Permitir que os alunos definam seus projetos, os problemas a serem investigados,os instrumentos necessários e quais as soluções satisfatórias, de acordo com as autoras, este é o caminho para tornar a escola mais interessante.
E como fazer?
Este é o processo pelo qual nós, alunos do curso de Especialização em "Tecnologia da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem" estamos vivenciando.
Definimos nossos problemas, levantamos dúvidas e certezas.
Iniciamos nossas pesquisas.
Podemos afirmar que os diversos PAs, por nós iniciados, criam no grupo uma necessidade de busca, maior interesse em encontrar soluções para o problema inicial.
Percebe-se também o leque enorme de conhecimento, dentro das diversas áreas, no qual iremos "caminhar" ao longo deste processo.
A grade curricular a qual estamos habituados a lidar torna-se limitada diante da gama de conteúdos que esta livre escolha nos permite.
Além de acabar com a fragmentação dos conteúdos e disciplinas.
Sabemos que toda estrutura da escola será quebrada, a partir do momento que esta assumir este caminhar.
Hoje já se observa alguns ensaios, em algumas escolas públicas, onde professores comprometidos tentam criar este ambiente de trabalho.
Volto a afirmar, porém, que a grande maioria ainda não é comprometidada ou tem medo de mudar.
Beatriz C. Magdalena
Iris Elisabeth Tempel Costa
Permitir que os alunos definam seus projetos, os problemas a serem investigados,os instrumentos necessários e quais as soluções satisfatórias, de acordo com as autoras, este é o caminho para tornar a escola mais interessante.
E como fazer?
Este é o processo pelo qual nós, alunos do curso de Especialização em "Tecnologia da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem" estamos vivenciando.
Definimos nossos problemas, levantamos dúvidas e certezas.
Iniciamos nossas pesquisas.
Podemos afirmar que os diversos PAs, por nós iniciados, criam no grupo uma necessidade de busca, maior interesse em encontrar soluções para o problema inicial.
Percebe-se também o leque enorme de conhecimento, dentro das diversas áreas, no qual iremos "caminhar" ao longo deste processo.
A grade curricular a qual estamos habituados a lidar torna-se limitada diante da gama de conteúdos que esta livre escolha nos permite.
Além de acabar com a fragmentação dos conteúdos e disciplinas.
Sabemos que toda estrutura da escola será quebrada, a partir do momento que esta assumir este caminhar.
Hoje já se observa alguns ensaios, em algumas escolas públicas, onde professores comprometidos tentam criar este ambiente de trabalho.
Volto a afirmar, porém, que a grande maioria ainda não é comprometidada ou tem medo de mudar.
1 Comments:
At 3:39 PM, Nivea said…
Coleguinha Sandra!
Amei seu wiki.
Abraços,
Nivea
Postar um comentário
<< Home