Um Novo Desafio

segunda-feira, outubro 30, 2006

Refletindo o texto


Conteúdos: Para quê? Por quê?
Beatriz C. Magdalena
Iris Elisabeth Tempel Costa


Penso que nós professores temos medo de mudar. Este medo se dá por falta de conhecimento prático. E mais, como largar tudo e mudar se o que a sociedade exige de nós e dos alunos é a aquisição de conteúdos pré-definidos?
Como um professor que trabalha 40 horas vai se preparar para auxiliar seu aluno, com perguntas inteligentes acerca do conhecimento que está sendo construído?
Todos os professores saberiam diferenciar construtivismo de modismo?
E o professor que não é comprometido, que fará ele com o tempo, o interesse e a vontade do aluno, principalmente aqueles que precisam uma atenção mais próxima?
E como conseguir na rede pública, um grupo comprometido, que lê, investiga junto com o aluno instigando-o de forma que o interesse e a necessidade pelo conteúdo (informação) surja normalmente, considerando que o serviço público é um cabide de empregos? Muito se faz no começo (estágio probatório) e depois, muitos desistem do comprometimento.
Sem contar o "famigerado" vestibular. Esta sim, deverá ser uma das barreiras a ser dizimada, para que nossa luta possa então começar a caminhar.
Muito tem que ser mudado.
Trabalhar com projetos é o caminho com certeza, quiçá conseguíssemos com que nossos alunos tivessem prazer ao virem pra escola, mas penso que somos nós, os educadores, os primeiros a serem trabalhados.
Tudo na educação é demorado, então, estamos a caminho.

1 Comments:

  • At 9:07 PM, Blogger Sandra said…

    E em que momento estas reuniões acontecem? Estes professores são efetivos ou tem contratação temporária?

     

Postar um comentário

<< Home